Café #SímbolodaAmizade, o bom é compartilhar!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Café e Cultura - Festival Vale do Café


O festival ocorre desde 2003 no Vale do Paraíba, Rio de Janeiro. Idealizado por Cristina Braga e com ajuda e apoio de Turibio Santos, surgiu apartir de uma resposta da comunidade para impedir a construção de um presídio de segurança máxima que poderia vir a consumir toda a história da região, rica culturalmente.

  • O Ciclo do Café - Inicio XIX

As lavouras de café se espalharam por todo interior de São Paulo e Rio de Janeiro, trazendo muito dinheiro, surgi muitas cidades, fazendas imensas e luxuosas.
No término do século XIX 70% da produção mudial de café era brasileira, principal produto exportado pelo país. Com a queda da bolsa de valores em 1929, abre espaço a grande crise do ciclo do café.
Fazendeiros que possuiam muito dinheiro, mas não tinham cuidados com a terra, plantio do cafe e com o trato humano dos escravos (cultura Africana está presente na região até hoje), e a Abolição da escravatura, assinada pela Princesa Isabel, leva muitos cafeicultores a falência, isso faz com que a música clássica seja interrompida, pois muitos importavão pianos, violinos, violoncelo e violas, agora se viam sem dinheiro para mais nada.
Por volta de 1850 e 1920 tem o aparecimento do choro e o samba no Rio de Janeiro, todas as formas que formam a verdadeira música brasileira.
Muitos desses acontecimentos ocorrem em Vassouras, a cidade é um palco espetácular, mantem a cultura viva nos palacetes , fazendas do período áureo do ciclo do café.

O festival tem como objetivo valorizar a música, história e a natureza. O Festival Vale do Café é completo , conta com especialidades de cada fazenda, como bolos, pratos, cachaças e outros.

Confira mais sobre o festival em:
http://www.festivalvaledocafe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário