Café #SímbolodaAmizade, o bom é compartilhar!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Hotel Yara



Hotel Yara, construído nos anos 1950 na zona rural de Bandeirantes (Norte Pioneiro do Paraná), o complexo de lazer contava com um luxuoso grande hotel, piscina de água termal e até pista de pouso para aviões.
A 9 km de Bandeirantes podia acomodar até 200 hóspedes e tinha até um cassino. Um hotel de arquitetura imponente, em frente ao hotel uma fonte não para de jorrar água termal, o verdadeiro motivo da existência do Yara e toda sua infraestrutura.
Todo começou com o Sr. Domingos Regalmuto, que adquiriu muitos alqueires no norte pioneiro do Paraná. de fácil desenvoltura nos negócios, logo percebeu ainda nos anos 1930 que as águas presentes em suas terras eram diferentes, mas de qualidade. Pois em 1942 um laudo da Universidade Federal do Paraná, comprovou que água era mesmo mineral hipotermal e de aplicação terapêutica. começa a história do "Hotel Yara", a infraestrutura construída em torno do hotel era tão grande que chegou ser chamada de "Cidade Yara", pois até uma igreja foi erguida , a Capela São Domingos, inaugurada em 1° de setembro de 1954.
Mas infelizmente uma série de coisas começaram acontecer, começando com morte de seu idealizador, doença seguida de suicídio, dois anos depois seu único herdeiro perde a vida num acidente de automóvel, na década de 1970 a esposa e mãe, herda tudo mas descontente vende as terras do Yara.
O D'Andrea novo proprietário das terras faz ótimos trabalhos e com o ideal de levar asfalto ao hotel,  criou lotes na cidade Yara, quando as máquinas finalmente chegam para tornar realidade seu sonho, ele cai em doença e morre. Mais uma vez o Yara sofre com mudanças, agora nas mãos dos herdeiros o mesmo é permutado. Começa uma história triste, o declínio e abandono total do grande Hotel Yara que até hoje está em ruínas, mas desde de 2002 a propriedade pertence a um ex boia fria, quando pequeno sonhava em um dia entrar no Yara, cresceu construiu sua vida longe de Bandeirantes, mas voltou e agora quer realizar seu sonho, está passando por muitos desafios, pois infelizmente a burocracia o impede de dar vida novamente ao hotel e seu complexo.

Opinião do Sabor da História Café: Quem sabe um dia, vamos poder ver o Hotel Yara fazer parte dos atrativos da Rota do Café (confira um pouco o que é a Rota do Café) e conferir toda essa história no próprio hotel e tomando boas xícaras de café!

Fonte: Reclamando.com.br e confira outras informações em Meu Paraná.



2 comentários:

  1. ola , li seu artigo e gostaria de saber quem pode me fornecer mais fatos sobre esta relíquia da década de 50

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Nesse próximo sábado 18/03, no programa "Estúdio C" da RPC, será exibido uma matéria referente ao Hotel Yara.

      Excluir