Café #SímbolodaAmizade, o bom é compartilhar!

PARTICIPE

Compartilhe uma história que você participou ou ouviu em um momento de café

Envie para sabordahistoria@gmail.com

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Sabor da História - Locomotivas de Londrina

As festividades para comemorar o Dia do Pioneiro em Londrina (21/08) ocorreram com o clima  de preocupação e revolta de pioneiros e responsáveis pelo Museu Histórico de Londrina - Padre Carlos Weiss, onde já funcionou a ferroviária da cidade. O clima é devido uma determinação do Iphan - Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que autorizou a transferência da locomotiva manobreira 101 de Londrina para Curitiba, onde existe projeto para o uso em circuito turístico pago. A locomotiva 840 recém restaurada e instalada no museu também corre esse risco.
Alunos do curso de História da Universidade Estadual de Londrina iniciaram a coleta de assinaturas em um abaixo assinado para revogar a decisão. A direção do museu relata que tudo foi decidido sem nenhuma reunião com os interessados antes de tomarem a decisão de transferência e que já existia um pedido de guarda por parte do museu.
Infelizmente essa é uma informação triste e preocupante, Sabor da História já visitou o Museu Histórico de Londrina como podem relembrar (clique para ver postagens anteriores) e constatou o cuidado e a importância dessas máquinas representam para população da cidade e toda região do Norte Pioneiro do Paraná.
Toda cidade deve ter o direito e dever de cuidar e ser responsável por sua história.

Fonte: Folha de Londrina - Folha Geral - 24.08.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário