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segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sabor da História - Visita Locomotiva 840 e Manobreira 101


No último dia 29 de 2015 Sabor da História visitou Londrina, no Norte Pioneiro para apreciar a Locomotiva Baldwin 840 - modelo 460 (posição dos rodízios) restaurada e em exposição no Museu Histórico da cidade desde de abril de 2014, uma senhora gigante de 105 anos (fabricação 1910). Apesar de fazer parte do acervo permanente do museu, a máquina rodou durante 60 anos em trilhos paulistas (primeiro na Estrada de Ferro Dourados, sendo a máquina nº 2 e em seguida na Companhia Paulista de Estrada de Ferro com o nº 840), ficou exposta por mais 25 anos no Parque da Uva em Jundiaí - SP e mais um bom tempo estacionada na oficina da companhia e no campus, até finalmente ser restaurada e voltar a ter seu lugar de destaque. Hoje o destaque é ser peça principal do acervo permanente do museu, mesmo nunca ter rodado em trilhos paranaense é o símbolo do progresso do Norte Pioneiro ao lado da cultura cafeeira, aliás um dos principais produtos transportados por volta de 1930 na região.
Segundo Hobsbawm (Eric John Ernest Hobsbawm – 1961 – historiador britânico reconhecido como um importante nome da intelectualidade do século XX), a introdução da locomotiva a vapor simboliza o triunfo do homem pela tecnologia, pois superou distâncias. A tal ponto que na Revolução Industrial, a locomotiva tornou-se o grande símbolo do desenvolvimento tecnológico e de superação da humanidade frente à natureza.
A locomotiva e o tender de abastecimento completa o cenário com os dois carros, um de primeira e segunda classe mais um carro pagador, alinhados na plataforma de embarque e desembarque, próximos a bilheteria e ao sino da estação. Cenário como esse é raro no Paraná, começando pelo prédio do museu, onde já funcionou uma estação ferroviária, mais locomotiva e carros restaurados (restauro cênico).

Na capital também é possível visitar um acervo ferroviário com direito a locomotiva em uma antiga estação, hoje funciona acoplado ao Shopping Estação.




Na visita aproveitamos também para conhecer a locomotiva manobreira (locomotiva mais curta, geralmente utilizada para o trabalho de conduzir material rodante, seja interliga-los ou separa-los, na formação ou desfazer um trem ou comboio) La Meuse 101 estacionada no Ponto de Atendimento Infantil. Desde de agosto de 2015 a máquina está em meio a uma polêmica, sua possível transferência para Curitiba, conforme determinação do Iphan - Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que autorizou a transferência da manobreira 101, onde existe projeto para o uso em circuito turístico. Devido a manifestações contrária a retirada da peça da cidade por pioneiros e lideranças a mudança foi adiada e o que sabe que nada foi definido até o momento, apesar de fortes indícios da transferência acontecer, mas em contrapartida será compensado a retirada por outra máquina mais nova e em funcionamento.
Como na postagem anterior (clique para ver postagem anterior) Sabor da História fica triste do fato de retirar um bem histórico da guarda de uma cidade para outra, mas como Londrina também já foi beneficiada com uma máquina que rodou em outro estado e principalmente que a manobreira está sofrendo com o vandalismo e ação do tempo e para seu restauro leve muitos anos ainda, talvez essas mudanças sejam uma alternativa de dar uma chance a história continuar viva e que seu valor seja repassado para as novas gerações, mesmo que por meio do turismo pago.

    
Locomotiva 840                            

 

Locomotiva manobreira

Fonte: Londrina Documenta , Bonde News e Paiquere FM - Fotos Sabor da História

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